A vida é como as estaçãoes do ano

Alguns anos atrás, eu estava assistindo à novelinha “As Aventuras de Poliana” (sim, eu amo novelinhas infantis) quando uma fala simples ficou gravada em mim.

O mordomo disse à Poliana que as flores precisam passar pelo inverno para florescer na primavera. E ela, com aquela leveza que ela tinha, respondeu: “Igual a vida.”

E pronto. Aquilo ficou gravado na minha mente! Porque é exatamente assim…

A vida é feita de ciclos. Tem dias em que estamos no fundo do poço e, em outros, estamos vivendo momentos de pura alegria. Mas então surge a pergunta que não quer calar: por que nos desesperamos tanto quando o inverno chega?

Por que, em questão de segundos, saímos de um “tá tudo bem” para um “não estou bem”?

Talvez porque ainda não aprendemos a aceitar que a vida não é constante, e nem deveria ser!!

A gente precisa ter clareza de que os altos e baixos fazem parte da caminhada. E mais do que isso: aprender a atravessar cada fase de cabeça erguida. Não é romantizar a dor, mas é conseguir, mesmo no meio do sofrimento, encontrar algum sentido, alguma pequena lição a ser aprendida. .

Pois sim, a vida também envolve sofrimento! E isso é inevitável. Mas saiba que, apesar de tudo, ela não se resume a isso…..

Já que estamos aqui também para sermos felizes. Para saborear os momentos bons, por menores que eles pareçam. E para reconhecer quando estamos vivendo a nossa “primavera”.

A vida é feita de estações — e cada uma delas tem suas próprias dores e suas próprias belezas.

O inverno ensina. O outono prepara. O verão intensifica. E a primavera… floresce.

Cada fase tem seu propósito.

E talvez o maior desafio seja esse: aprender a olhar para cada etapa com outros olhos. Entender que o nosso tempo é único, que não dá para comparar com o de ninguém. Que o processo de cada um é pessoal, intransferível e necessário.

Viver bem não é evitar o inverno, mas saber que ele não dura para sempre.

É abrir o coração para cada estação e extrair dela o melhor possível.

Porque, no fim das contas, sempre chega uma nova primavera.

Então… vivamos as quatro estações da nossa vida da melhor forma possível.


Descubra mais sobre Confusidades

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Prazer, Grazi

Seja bem-vindo ao meu cantinho!
Por aqui, compartilho minhas melhores leituras, escrevo contos, crônicas e reflexões sobre esse mar de confusidades que é a vida. Sinta-se à vontade para navegar comigo por entre palavras, sentimentos e histórias.

Vamos nos conectar